16/09/2019

Como não perder a garantia dos amortecedores?

 

Não é difícil encontrar no anúncio de amortecedores o destaque de períodos de garantia bem maiores que os habituais no segmento de autopeças que é de 90 dias obrigatórios pelo CDC. Assim temos por exemplo linha spa da Cofap com 1 ano, KYB Excel-G com 2 e até os Monroe OES com 3 anos de garantia.. mas será mesmo que ao comprar e instalar essas peças você está tranquilo por todo esse tempo ? Infelizmente se não tiver atenção nos detalhes, a garantia dos amortecedores simplesmente vai pro lixo.

O cuidado para usufruir e se proteger começa na compra, sem nota fiscal e origem confiável, mesmo com uma peça de uma marca famosa, não pode-se dormir tranquilo. Outro detalhe fundamental é observar a aplicação correta da peça, os bons revendedores consultam catálogo para identificar o código correto da peça para o seu veículo. Isso por que não basta a peça servir, tem que ser exatamente a fabricada para a aplicação específica, do ano, motor e configuração do carro. Em geral, esses catálogos estão disponíveis online, ou em caso de dúvida existe os 0800 das fabricantes que podem confirmar a aplicação.

Peça correta na mão é hora de começar a se garantir, Cofap, Nakata, Monroe e Peças Genuínas GM trazem dentro da caixa o certificado de garantia, que deve ser completamente preenchido e a etiqueta de identificação da caixa, onde existe informações únicas que vinculam a garantia àquela peça individualmente, colada no certificado. Sem esse certificado completo, após os 90 dias da compra, não existe mais garantia da peça. Amortecedores originais Ford, Renault, KYB e Willtec não apresentam esse tipo de certificado, e só a nota fiscal é documento suficiente para início do processo de garantia.

Na hora da instalação, vale ficar de olho no processo, pois vai demonstrar a habilidade e conhecimento do mecânico, garantir conforto e longa vida útil das peças. O amortecedor pressurizado deve passar pela sangria ou escorva, antes de serem montados, para retirada do ar de seu interior. Esse processo é feito acionando o amortecedor desde sua posição mais estendida, até totalmente fechada, com a peça na vertical, movimento repetido por 5 ou 6 vezes até que a pressão durante todo o percurso seja uniforme. Depois disso, não deve ser mais deitado. Caso esse processo não seja feito, o nível de conforto do veículo não será adequado, e irá gerar folga nas hastes, e numa reclamação de garantia, a peça não será coberta pelo fabricante pela falha no processo de instalação.

Outro ponto de atenção é não usar alicate na haste do amortecedor, pois isso gera rebarbas na peça, o que irá , com o uso , comprometer o retentor da haste, provocando vazamento, não coberto pela garantia. O bom profissional, usa ferramentas adequadas no sextavado existente na haste para realizar a montagem do conjunto.

Finalizando a montagem , vale observar que o aperto de bieletas e coxins nos amortecedores não devem ser feitos com pneumáticas, em geral desreguladas, e sim manualmente, observando os devidos torques.

Observando-se os passos anteriores, dificilmente ocorrerá problemas de garantia dos amortecedores, pois a maioria dos casos reclamados, não são coberto devido a não observação dos itens acima.

Sempre é bom lembrar, pois muitos "jovens' gostam de alterar a roda e os pneus para diametros maiores, o que a garantia não cobre. sempre deixe seu carro em estado original.

Na ocorrência de problemas após os 90 dias iniciais, o processo de garantia é feito com o envio da peça, junto com sua documentação, para a fabricante para que sejam realizados  as avaliações e confirmação de problemas de fabricação, como quebra de fixações ou perda total de pressão por exemplo. Com a constatação de procedência de garantia feita, uma nova peça é remetida da fábrica pra loja e dessa para o cliente.